Olá a todos!
Assistam o vídeo abaixo:
Não conseguiu assistir o vídeo pelo blog? Assita diretamente no youtube, clicando no link:
http://www.youtube.com/watch?v=e0Y8tmRYYiA
Incrível, não?
O que é um loop ? Loop é uma palavra inglesa que significa laço. No português, adotamos esta palavra para nos referirmos a volta, repetição, ou trajetória em forma de laço.
No vídeo do post, os carros executam um looping vertical.
Mas como os carros conseguiram esta façanha?
Dominando um pouco a física, podemos resolver este problema. Acompanhem:
Considerações iniciais para resolução:
- A ideia geral neste caso é: o carro deve manter-se em contato com o piso durante todo o trajeto para que ele o complete e não caia do looping.
- Para isso, a velocidade do automóvel na parte superior do looping (que é a parte mais crítica) deve ser suficiente para que os pneus fiquem na iminência de se desligarem do piso.
Esboçando um diagrama de forças:
Do diagrama podemos assumir que a força Centrípeta é a resultante da soma das forças Peso e Normal.
Fcp = P + N
Na iminência da normal ser um valor pequeno o bastante para ser desprezível (ou seja, quando o veículo está no limite de se soltar da estrutura), temos a velocidade mínima que o automóvel pode ter para que não caia, sendo assim:
Fcp = P
Lembrando que a aceleração centrípeta é dada por velocidade ao quadrado sobre o raio:
Assim obtemos a velocidade mínima (em função do Raio da estrutura e gravidade local) para que o carro continue seu percurso pelo looping sem se desgarrar e cair.
Consideração final:
- A velocidade mínima independe da massa dos veículos;
Se quisermos estimar a velocidade mínima que os dois veículos tinham no início do looping podemos calcular da seguinte forma:
Primeiro precisamos saber qual é a altura da estrutura do looping. Para tal, consegui esta imagem de um vídeo do site que estava promovendo o evento:
A indicação da altura (ou seja, o diâmetro do looping) é de 66 pés e 2 polegadas. Convertendo esta altura para o sistema métrico temos que a altura é, aproximadamente, H=20,16 metros. Sendo assim, o raio R é igual a 10,08 metros. Assumindo a gravidade com o valor de 9,8 m/s², temos que a velocidade mínima é dada por:
Supondo que a toda a velocidade perdida durante a subida no looping tenha se transformada totalmente em Energia Potencial Gravitacional, podemos estimar qual é a velocidade dos automóveis no início da subida (para tal é necessário desconsiderarmos a energia necessária para girar o carro em torno do eixo do looping*):
Desta forma, se somarmos a velocidade mínima na parte mais alta com a variação da velocidade do veículo durante a subida, obtemos o resultado da velocidade mínima que o veículo deve ter na entrada do looping:
Uma velocidade fácil de atingir com um veículo automotor.
* O propósito do exercício é a explicação para alunos de ensino médio, por isso foi desconsiderado quaisquer cálculos envolvendo a parte quantitativa de momento angular.
Muito interessante Gustavo, esse post poderia ir pro Jalopnik também.
A velocidade de 19,9 não seria em m/s? o que daria 72km/h? então 36+72 = 108km/h. O que seria a velocidade no início da subida.
Gerson, é verdade!
Foi uma falta de atenção minha!
Vou corrigir em breve!
Obrigado pelo toque!